17 de janeiro de 2009

Conhecendo-se

O que você realmente é?

Você consegue responder esta pergunta sem pensar muito? Você tem total certeza de quem você realmente é?

Vamos, seja sincero consigo mesmo...

Se sua resposta é sim, com tanta firmeza em sua voz que não deixa nem uma sombra de incerteza, não precisas ler o resto deste post.

Agora, se sua resposta foi qualquer coisa diferente disto, vou deixar aqui algumas dicas para encontrar quem você realmente é.

- Esqueça tudo o que aprendeu até hoje sobre o mundo.
- Esqueça tudo o que é certo.
- Esqueça tudo o que é errado.
- Lembre-se apenas do que você já fez.
- Pense no por que de você não ter feito algo.
- Não interprete o que você fez.
- Pense apenas no que vale mais para você, sem conceitos, sem opiniões de amigos, o que realmente vale para você. Festas? Drogas? Livros? Jogos?
- Por que você dá valor a tudo isso? Quem te ensinou que isto tem valor? Esqueça tudo e todos.
- Por que você faz o que faz? Quais as consequências?
- Você aceita as consequências? Você suporta as consequências?
- Você não muda por comodidade ou porque não quer mudar?
- Você muda porque todos mudam ou porque você se sente melhor mudando?

Pense nestes questionamentos. Talvez você consiga responder com um pouco de mais convicção da próxima vez que te perguntarem: "quem você realmente é?"

As vezes precisamos vivenciar certas coisas - e sofrer com elas - para chegarmos mais proximo do que realmente não-somos e consequentemente nosso leque de "o que sou?" diminui.

Viva, sofra, perca, ganhe, observe... Não importa o que você faça, mas aprenda com tudo.

Um comentário:

  1. quem sou eu? um exercício bem interessante é o de se imaginar indo ao seu próprio enterro. imagine o que as pessoas estão falando de você. se não consegue, então tente imaginar o que você gostaria que elas disessem.
    quanto ao que foi dito sobre vivenciar certas coisas para sofrer com elas, e assim aprendermos, concordo plenamente. por isso não tenha medo de se arriscar. tente algo diferente todos os dias. no começo parecerá uma tarefa dificil. mas com o tempo se acostuma. mas não deixe de tentar. quanto mais erros cometer, mais próximo de uma resposta chegaremos.

    ao fim da vida muitas pessoas dizem ter se arrependido de não ter feito algo. tente evitar que isso aconteça com você. ouça os mais velhos. mostre a eles que você está ai para houvir. vc pode se surpreender com o que pode houvir.

    ResponderExcluir