5 de junho de 2013

Abrace Android

Já faz um tempo que não escrevo neste blog. As minhas aventuranças no mundo Haskell pararam um pouco depois do último post que fiz ("C, C++, Java, Haskell?").

Dediquei um bom pedaço deste tempo ausente para tentar fazer um jogo em C. Tive um bom começo: fiz um personagem se movimentar, pular e colidir com outros objetos. Comecei a perceber onde estava me metendo quando estas perguntas surgiram na minha mente:

  • Como vou distribuir meu jogo?
  • Como vou lançar uma atualização?
  • Como vou comercializar?

Neste momento estava com uma conexão carinhosa com o projeto e foi difícil aceitar que estas dificuldades poderiam ser maiores do que meu esforço disponível. Passada esta fase de aceitação, decidi que precisava tirar todas estas preocupações da cabeça para conseguir me dedicar ao desenvolvimento do jogo. Para isto precisava de uma plataforma que me oferecesse todos os itens que coloquei na lista acima.

Android

Escolhi a plataforma Android por conseguir acesso a um ambiente de desenvolvimento de forma mais fácil, pois poderia continuar utilizando meu notebook rodando Windows para programar e realizar testes no meu celular Samsung Galaxy 5. Sem chance de investir em um ambiente para iOS no momento.

Para garantir que a plataforma atendia a todos os itens que listei acima, fiz o processo do começo ao fim:

  1. Criei um aplicativo de exemplo
  2. Testei no meu celular
  3. Publiquei o aplicativo (Como vou distribuir meu jogo?)
  4. Alterei algumas coisas e lancei atualizações para ele (Como vou lançar uma atualização?)
  5. Criei uma versão free com propagandas e uma paga sem propagandas (Como vou comercializar?)

O resultado disto tudo foi muito agradável. Agora não me restam dúvidas sobre o ambiente Android, basta continuar meu aprendizado na plataforma e o desenvolvimento do projeto em paralelo. Espero que em breve eu consiga postar no blog um link para o resultado do projeto publicado. :)