6 de julho de 2013

Livro: Code Simplicity

Acabei de ler o livro "Code Simplicity: The Fundamentals of Software" (em português: "As Leis Fundamentais do Projeto de Software").

O autor tenta criar uma ciência em cima do desenvolvimento de software. São cerca de 90 páginas que falam sobre detalhes importantes desta engenharia sem mostrar nenhuma linha de código.

Entre os assuntos citados pelo autor, o que mais me impressionou foi a fórmula do custo de uma alteração em um software.

Esta fórmula, quando aplicada ao tempo, deixa claro que o valor futuro e o custo da manutenção de uma alteração tem um peso muito maior do que o custo e o valor imediato gerado por uma alteração. Pois com o passar do tempo, o valor investido para manter a funcionalidade supera muito o valor investido inicialmente para codificá-la. Não vou entrar em muitos detalhes, se ficou curioso: vá ler o livro.

Foi uma leitura muito prazerosa. Apenas fico triste pois cheguei neste livro por um acaso, não recebi nenhuma indicação. Meu sentimento é que se tivesse lido este livro antes, teria poupado boa parte das frustrações que vivi nestes anos como desenvolvedor. As explicações detalhadas do autor parece que se encaixam perfeitamente com os sentimentos e realizações que presenciei escrevendo e mantendo código.

Deixo aqui minha indicação para todos que trabalham na área de software: você precisa ler este livro! Independente de ser desenvolvedor ou não, você terá uma base muito melhor para tomar decisões que afetam o seu produto.

Se você já leu, deixe seus comentários sobre o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário