1 de novembro de 2014

A primeira impressão é a que fica

O velho ditado "a primeira impressão é a que fica" tem base científica.

Bruner e Potter (1964) realizaram um experimento simples com 89 pessoas: cada pessoa via uma imagem com qualidade indo de borrada até  levemente desfocada. Ao final a pessoa tinha que tentar acertar o que era aquela imagem.

Foram formados nove grupos. Todos os grupos viram a mesma imagem final, o que mudava de um grupo para o outro era a qualidade inicial da imagem e o tempo de exposição. Quanto pior era a qualidade inicial, pior era a taxa de acerto do grupo.


A tabela acima indica a taxa de acerto de cada grupo, o grupo VB-FQ é o que recebeu a pior imagem inicial, MB-FQ o que recebeu uma imagem de qualidade média inicialmente e as pessoas que receberam a imagem com melhor qualidade inicialmente estão no grupo LB-FQ.

A diferença na taxa de acerto é gigante: o grupo que não viu a imagem ruim inicialmente acertou 72,9% das respostas, enquanto que o grupo que viu a imagem ruim acertou apenas 25%.

Uma hipótese pode ser o excesso de informação que levava o grupo a teorizar mais e por consequência errar mais. Para verificar isso fizeram mais uma rodada de maneira inversa: pessoas viram a imagem indo de  levemente desfocada para borrada. Esse grupo não teve sua taxa de acerto prejudicada.

A explicação encontrada foi que independente da qualidade inicial da imagem, todas as pessoas, naturalmente, tentavam reconhecer o que estava ali. Era difícil as pessoas se desfazerem dessa impressão inicial, elas buscavam apenas confirmações de que a ideia  original estava certa.

Temos a tendência de nos agarrar à uma ideia ou julgamento inicial sobre qualquer assunto. Desfazer essa ideia inicial é afirmar que estávamos errados, e isso parece ser difícil, mesmo que seja inconsciente.

O relatório publicado é curto, tem apenas uma página indicando como o experimento foi realizado e quais resultados foram obtidos. Está disponível aqui para quem quiser ler (em inglês): http://cvcl.mit.edu/SUNSeminar/brunerpotter1964.pdf